© 2023 by arquidesignonline.

Proudly created with Wix.com

10 dicas para decorar a sua casa com estilo e gastando pouco.

Tenho certeza que você não vai querer errar na hora de escolher as cores, acabamentos, moveis e decorações da sua casa. Por isso; preparei um post exclusivo, com 10 dicas que vão fazer você acertar no ponto e criar ambientes que vão surpreender a todos, pelo bom gosto e equilíbrio final dos seus componentes. Para criar arquitetura autoral e sempre bom contar com um bom projeto feito com exclusividade para cada situação, para cada cliente.


Aqui na Arquidesignonline, você encontra projetos online, que podem ser feitos a distancia e com valores muito acessíveis comparado com projetos presenciais. Consulte!


Não entanto, algumas dicas básicas de design, vão te auxiliar nesta doce e sublime tarefa de decorar por conta sem medo de errar.


O primeiro item que deve ser considerado na composição de um ambiente é:


Equilíbrio

Você já se perguntou por que certos ambientes simplesmente nos surpreendem a primeira vista, nem sempre esses ambientes, são ambientes com moveis caros, de design famosos, muitas vezes, são ambientes simples que geram um grande impacto. Qual é o segredo que garante o sucesso na decoração dos ambientes?


O segredo no design chamasse: Equilíbrio!


O equilibro é um componente importante quando estamos dispostos a criar projetos autorais e harmônicos. O equilibro é fundamental em todos os aspectos da vida e na decoração não poderia ser diferente. Como a forma que segue a função, o equilíbrio, tempera seus componentes na medida exata para cada contexto. Equilíbrio não tem a ver como simetria, como muitos pensam, um ambiente pode ser equilibrado ou desequilibrado, tanto simétrica como assimetricamente.


Paleta de cores


Uma paleta de cores é uma combinação equilibrada de cores que cria um de impacto visual agradável. A influencia das cores também exerce uma função especifica para cada uso. Por exemplo; a cor verde esta associada a cura, a cor azul a calma, vermelho agressividade. Mesmo que pareca um tanto esquisito, quando se trata de projetar ambientes, as cores devem ser pensadas conforme o uso daquele espaço. A cor vermelha por exemplo, mesmo sendo uma cor agressiva, pode ser favorável em locais de negócios já que impulsiona a personalidade que vai de encontro com a função de vender. Hoje em dia podemos encontrar varias paletas de cores na internet e utilizá-las com harmonia conforme, gostos pessoais ou resultado que queremos alcançar mediante o uso de determinadas cores num determinado ambiente.


Sobre a tendencia da paleta de cores modernista, tem esse post demostrando que a ousadia, desde que equilibrada pode gerar projetos únicos e cheio de estilo.

https://www.arquidesignonline.com/post/tendencia-design-2019-paleta-de-cores-modernista


Também, se você quiser encontrar suas próprias combinações entre as cores, e criar paletas exclusivas, alguns sites podem te ajudar nessa tarefa.


TinEye Multicolor

http://labs.tineye.com/multicolr/

Utilizando mais de 20 milhões de imagens que estão sob licença de Creative Commons no Flickr, esse site permite que você selecione uma cor específica e encontre fotos que contenham essa cor. Uma ajuda e tanto, né?!


Adobe Color CC

https://color.adobe.com/pt/create


Antigo Adobe Kuler é um programa bastante intuitivo, ajuda a criar paletas através da escolha manual no círculo cromático, podendo ser através de uma cor base ou de forma mais customizadas. Muito bom!


Color lovers

https://www.colourlovers.com/


Praticamente, o pinterest das cores. Uma comunidade bem colorida!




Base neutra


Um ponto importantíssimo para começar a pensar em projetar e decorar com equilíbrio e sem medo de errar e utilizando sempre uma base neutra. Que seria uma base neutra na decoração de interiores? Uma base neutra pode ser alcançada através das escolhas assertivas de acabamentos e tecidos em tons neutros, para depois, aplicarmos cores variadas dentro de uma palete predefinida, apenas nos acessórios e decorações.


As cores neutras são o branco, o preto, e as diferentes tonalidades do cinza. No entanto, também podem ser todos os demais subtons das outras cores (tonalidades mais fracas, afetadas pela mistura com o branco ou o preto), sendo que as mais comuns são o bege e o marrom.

Normalmente, as cores neutras costumam ser utilizadas como complemento das demais cores. Além disso, entre as principais características das cores neutras está o fato de possuírem baixa intensidade, reflexo e energia. As cores neutras “absolutas”, ou seja, o branco e o preto (mesmo que cientificamente não sendo consideradas cores) são, respectivamente, a soma de todas as cores e a ausência total de cor.



(Recapitulando, trabalhamos sempre com bases neutras e incrementamos com a cor escolhida dentro de uma paleta predefinida, apenas nos acessórios, decorações, apetes, almofadas etc....) Se considerar este ponto com atenção você estará no caminho certo para um design equilibrado e autoral.



Utilize sempre que possível: plantas na decoração dos seus ambientes!


As plantas muito alem da sua função de embelezar e dar vida aos ambientes, elas também possuem a capacidade de renovar o ar, melhorar as temperaturas internas. Entre muitas outras vantagens. Existem diversos tipos de plantas utilizadas em interiores, algumas delas mais comuns, outras, nem tanto... Na imagem acima, podemos ver uma samambaia de pequeno porte pendurada no macramê, esta especie é uma das mais utilizadas em ambientes internos, e projetos de interiores, é uma planta com um custo baixo, visualmente, muito interessante na composição de ambientes solares e cheios de vida, já que alem da sua beleza as samambaias oxigenam consideravelmente o ar do lugar onde estão inseridas. Abuse!



Use tapetes na decoração


Se você quer arrematar na sua decoração gastando pouco e inovando de maneiras que gerem impacto visual no seu projeto, você precisa apostar nos tapetes. Hoje em dia as estampas geométricas estão em alta. Alem dos tapetes com pelos e de couro. A opções para todos os bolsos e gostos variados eles modernizam o ambiente sem precisar fazer grandes mudanças.


Faca seu próprio Mood Board e encontre seu estilo


As duas expressões significam basicamente a mesma coisa, sendo Painel Semântico uma linguagem técnica e Mood Board. Vamos descomplicar então esse painel conceitual, tao utilizado no universo do design.


Traduzindo a expressão Mood Board ao pé da letra, do inglês para o nosso bom português, podemos dizer que se trata de um “quadro engraçado”. Isso nada mais é do que a reunião de diversas imagens, fotos, cores, objetos e até mesmo palavras/frases que tem como missão principal traduzir a essência de um serviço/produto ou marca e por que não? Projeto de interiores, ou qualquer tipo de projeto.


Exemplo de Mood Board criado para uma cliente da consultoria de projetos online



Capriche nas almofadas


Escolher almofadas bonitas e que se encaixem na paleta de cores pre estabelecida, criara um efeito incrível na decor e com custo relativamente baixo. Uma autentica repaginação!



Iluminação indireta


Com a iluminação indireta não há um foco dirigido de iluminação.

O ambiente é iluminado por igual ou seja, a luz reflete na superfície e se amplia por todo o ambiente. Utilizada em hall de entrada, com spots direcionados para um ponto específico, com lâmpadas coloridas trazendo sensação de aconchego. Também em Salas com iluminação indireta em sancas ou lustres, deixa o ambiente agradável. É importante observar onde estarão dispostos os pontos de iluminação, evite colocá-los encima do sofá, ou da televisão. A possibilidade de baixar a intensidade da luz também existe, perfeita para momentos específicos,que pedem uma iluminação mais amena.



Espelhos


O uso de espelhos no ambiente além da capacidade de ampliar, é sem duvida outra maneira simples e econômica de criar um impacto visual de profundidade e requinte ao ambiente. Os espelhos sempre foram considerados itens de decoração muito alem da sua função, são essenciais e belos. De vários tipos, estilo e molduras, são uma aposta certa na hora de incrementar seu espaço e deixar seu projeto de interiores digno de capa de revista.


Vamos analisar alguns modelos e estilos de espelhos


Espelho Veneziano


Modelo de espelho europeu, o qual possui sua borda trabalhada, esculpida como uma obra de arte, geralmente com motivos florais ou geométricos.

“Originalmente, este tipo de espelho possui detalhes que remetem ao estilo de arte rococó, apresentando suas molduras e detalhes lapidados no próprio vidro”, A sua origem na Veneza, data do século XVI, em conjunto com a técnica da superfície lisa e fundo metálico.




Espelhos com molduras de resina


Diferentes desenhos de molduras rebuscadas e um custo bem acessível. Diferentes formas de decorar.



Espelhos na parede e no mobiliário


O uso de espelhos cobrindo paredes o mobiliário de grande porte tem sido muito utilizado, alem da cor convencional do espelho, também são muito utilizados espelhos na cor bronze, esses espelhos, ficam lindos com tons fendi e amadeirados.



Prateleiras, estantes ou nichos


Esses itens na decoração alem de funcionais, são decorativas e tem diversos formatos. Podem ser usados como apoio, para plantas, livros, decoração e, em conjunto com a iluminação, ficam ainda mais atrativos. Um universo de possibilidades, vejamos os exemplos:




Essas prateleiras geométricas são facies de conseguir e ficam lindas em qualquer ambiente, uma opção barata de decorar com estilo.



Use e abuse da sua imaginação quando o assunto for prateleiras, estantes e nichos.



E a iluminação? como sempre, uma ótima opção para aliar a esse item indispensável na decor!


Ufa, quanta informação! tenho certeza que agora você já esta mais segura ou seguro na hora de fazer suas escolhas na decoração da sua casa, pensando como um Expert no assunto com todas estas superdicas que te apresentei neste post.


Agora, se quiser um projeto completamente autoral, pensando nos detalhes, levando em consideração as medidas exatas e combinações que acabamos de explicar. Sem se preocupar, com nada e com um preço realmente acessível. Falei comigo pelo Whats, e-mail ou site que te explico certinho como funciona a consultoria de projetos online e você sai com seu projeto lindo e pronto para ser executado ai na sua cidade com um prazo de até cinco dias, trabalhamos para toda o Brasil e latino America.


Artigo escrito por;

Jesica Marucci

Arquiteta, Urbanista

Especialista em Design de Interiores

Atua com projetos presenciais e online

É blogueira e escritora a mais de 15 anos.


E ai, gosto das dicas?


Esta pronto para decorar sua casa com estas dicas de design?🙌


Deixa seu comentário, participa e me conta tuas duvidas na decoração. Estou disponível para te ajudar sempre que possível! Conta comigo!🙏😊


Sua Arquiteta online.👷‍♀️


Beijos e até o próximo post!😘


#10dicasparadecorargastandopouco #paletadecores #designdeinteriores #ambientes #arquitetura #projetosonline #consultoriadeprojetosonline #tapetes #iluminacao #espelhos

#painelsemantico #especialistaemdesigndeinteriores #tapetes #plantas #basesneutras #equilíbrio #especialistaemdesigndeinteriores #tapetes #plantas #basesneutras #equilibrio #arquiteta #design