10 erros que você não pode cometer na hora de decorar sua casa.



1-Comprar móvel maior que o ambiente


Sair comprando móveis por aí só por achá-los lindos pode se tornar um problema difícil de resolver. Se a peça tem medidas inadequadas para o seu espaço, acaba atrapalhando a circulação.

Pode ser um sofá, um Rack, poltrona ou qualquer tipo de móvel. É indispensável medir o seu espaço antes de comprar, principalmente, se você não conta com um profissional para te auxiliar na hora da compra, já que na maioria das vezes acontece que a pessoa acaba escolhendo o móvel por que gostou e esquece de avaliar sua funcionalidade dentro do ambiente. O que pode ser tornar uma grande dor de cabeça.


2-Excesso de objetos


Estantes, nichos, aparadores ou prateleiras repletas de itens de decoração e outros objetos dificultam a visibilidade e confunde o olhar, gerando uma grande confusão visual, que da a sensação de desordem e desequilíbrio.


3-Fios à mostra


Fios e cabos a mostra denotam falta de planejamento do ambiente. Na hora de escolher onde colocar aparelhos eletrônicos como televisões e computadores, é indispensável que você avalie uma forma de esconder os fios. Existem algumas opções hoje em dia que variam bastante: desde a utilização de canaletas, o uso de painéis ou outro mobiliário adaptado. Uma solução bacana são os conduítes, que não passam despercebidos e acabam se tornando protagonistas na decoração. Esta solução, vai depender do seu estilo de decoração e costuma funcionar bem em ambientes mais modernos com uma pegada industrial.


4-Escolha modelos de eletrodomésticos que sigam uma mesma linha de acabamento e design


Sugere-se que todos os eletrodomésticos tenham o mesmo estilo e acabamento. É o caso dos eletrodomésticos em inox, que podem ser combinados com cores mais fortes e móveis em tons amadeirados.

Marcas como a Electrolux, já disponibilizam linhas completas, compostas por diferentes eletrodomésticos desenvolvidos para serem embutidos e combinados entre si.


5-Estilos diversos num mesmo ambiente:


A já conhecida frase do Arquiteto Ludwig Mies van der Rohe “menos é mais” é legitimamente real se tratando de decoração. Quanto mais elementos de estilos diferentes estiverem dispostos no ambiente maior a impressão de bagunça e falta de identidade visual.

Menos itens e maior qualidade, sempre se atenuando para as cores que devem fazer parte de uma paleta pre-estabelecida antes do início do projeto de interiores.


6 -Cortinas curtas.


Nunca use cortinas que acabem no meio da parede. Invista sempre que possível, em colocar cortinas que cheguem até o piso. As cortinas compridas dão continuidade nas paredes e ficam muito mais sofisticadas e elegantes, os tecidos e as cores utilizadas, também são de suma importância no projeto de interiores.


7- Colocar a mobília encostada na parede.


Se você tem a oportunidade de não colocar o sofá grudado à parede vai ampliar visualmente o espaço e criará um ar de maior conforto, o mesmo acontece com as poltronas. O próprio sofá pode servir como divisória em um conceito aberto. Seja criativo ao posicionar as peças, pense sempre no equilíbrio e continuidade.


8- Má iluminação


Uma Iluminação ruim é um dos erros mais comuns na maioria dos ambientes. Utilizar a iluminação inadequada pode criar efeitos contrários do desejado num determinado ambiente. As luzes quentes, ou seja, aquelas mais amareladas, devem ser utilizadas em ambientes de relaxamento como: quartos, espaços de descanso e lazer. Já a iluminação "mais fria", ou seja, aquela mais branca, devem ser utilizada em ambientes que exijam concentração e atenção como: escritórios, ambientes educacionais, cozinhas e outros ambientes que exijam atenção especifica.


9 -Não escolher corretamente a paleta de cores


A paleta de cores é uma combinação de cores para se atingir um resultado harmonioso. Em decoração, usa-se a paleta de cores para criar uma atmosfera específica para um ambiente. Escolher uma paleta combinando 3 ou 4 cores é mais fácil de trabalhar sem deixar a decoração entediante.

Lembre-se! Sua Cor Preferida (Cor Principal) + Cor Secundária, podem ser duas + 1 de Cor de Destaque.

Você pode utilizar a ferramenta do círculo cromático para encontrar sua paleta de cores ideal. O círculo cromático tradicionalmente mais usado tem 12 matizes puros, sendo que o mais usado, inclui os primários (magenta), (cian) e amarelo. Para compreender como utilizar o círculo cromático devemos entender os seguintes conceitos:


a)Cores complementares: são as que possuem mais contraste entre si e estão em posições opostas no círculo cromático. O ideal é que uma cor domine o ambiente e depois detalhes na cor oposta apareçam no espaço.

b)Cores análogas: são as que estão lado a lado no círculo cromático. Na decoração, é possível adotar tonalidades semelhantes para criar uma unidade ou intercalar com tons neutros, como bege, branco e preto.

c)Complementares decompostas: é a combinação entre três cores equidistantes que formam um triângulo. Aposte em uma tonalidade dominante e as outras duas salpicadas em objetos ou móveis para não errar.


10- Pendurar quadros e fotografias na altura errada.


Tomar cuidado na hora pendurar quadros ou fotos nas paredes da sua casa para que não fiquem baixos ou altos demais. A dica é colocar os quadros com uma distância de cerca de 1,50 m do chão para o centro da imagem. Esse é o nível médio do olhar do observador e torna a visualização confortável e a estética visual, equilibrada.


Gostou das nossas dicas para não cometer erros na hora de decorar?🙌

Precisa de uma consultoria de decoração totalmente online?

Não sabe por onde começar a decoração da sua casa?📏📐📐.


Conta com o Arqdesignonline para te ajudar🙋‍♀️

Envia um e-mail para: contato@arquidesignonline.com Ou se preferir, você pode entrar em contato mediante o botão do WhatsApp na nossa pagina aqui no Facebook.



Uma ótima semana e até o próximo post!🙏😉


Artigo escrito por: Jesica Marucci

Fundadora do Arquidesignonline

Arquiteta, Urbanista,

Especialista em Design de interiores




#10errosnadecoracao #corescomplementares #coresanalogas #coresdecompostas #designdeinteriores #errosnadecoracao #consultoriadearquiteturaonline #projetosonline #arqdesignonine #arquitetajesicamarucci

© 2023 by arquidesignonline.

Proudly created with Wix.com