© 2023 by arquidesignonline.

Proudly created with Wix.com

Vamos falar sobre luminárias e iluminação no projeto arquitetônico?

Atualizado: 23 de Set de 2019

Lustres, pendentes, e arandelas são pecas chave da decoração, tidos como as joias da casa, existem diversos tipos e estilos. Vamos falar um pouco de cada um deles e trazer inspirações simples e cheias de charme.





Um bom projeto de iluminação na hora de construir é fundamental para valorizar a arquitetura, a decoração e ainda transmitir as sensações corretas em cada ambiente da casa. “Um projeto de arquitetura com um bom estudo de iluminação é imprescindível para que haja beleza e harmonia no projeto como um todo.


Para definir quantos pontos de luz e quais luminárias usar, assim como a disposição de cada uma delas, proporção com relação ao espaço, a temperatura da luz e a lâmpada ideal para cada caso é imprescindível contar com a ajuda de um profissional especializado. “A iluminação bem feita é versátil e cênica, e transforma o ambiente criando nuances e efeitos que incitam estados de espírito, a experiencia se torna ainda melhor morando num ambiente todo planejado”


Em que fase do projeto tenho que começar a pensar na iluminação? 

É preciso pensar no projeto luminotécnico logo no início da reforma ou construção. Isso facilita a execução e ainda evita gastos excessivos. “Pensar o projeto de maneira holística evita dores de cabeça e gastos desnecessários.



https://redir.lomadee.com/v2/254d4c0b13f


Lustres, pendentes, plafoms, arandelas, luzes embutidas, spots direcionados, trilhos, fitas led, balizadores.


Há muitas opções e caraterísticas para cada tipo de assessório de iluminação, cada um tem sua função e resultado estético peculiar para cada ambiente e, sensação que se estima alcançar.


Vamos conhecer alguns deles:


Lustres


Alternativa mais tradicional, entre todas, peças maiores e suntuosas com pedras e metais, geralmente os lustres costumam ser instalados na sala de estar ou outros ambientes sociais mais visitados, mas podem ser usados nos quartos também, dependendo do estilo e da atmosfera que pretendemos evocar através da projeto.




Pendente


Os modelos conhecidos como: pendentes possuem um estilo mais moderno. De diferentes materiais, estes modelos estão entre os mais utilizados na atualidade, em conjunto com outras pecas de iluminação. Procurados tanto por clientes mais experientes como por jovens que estão montando a sua primeira casa. Ideais para trabalhar com iluminação direta para chamar a atenção para algum elemento da arquitetura ou ate mesmo do mobiliário.



Plafom


O Plafom pode ser usado para produzir efeitos de luz direta ou indireta. Normalmente, ele ocupa o centro dos ambientes e é instalado bem próximo ao teto.


Arandela


Arandela é um tipo de luminária que é fixada na parede. Normalmente, ela é utilizada para fornecer luz de apoio e difusa. Existem diversos tios de arandelas, cada uma com um posicionamento de saída da iluminação de forma diferenciada, o que acaba criando efeitos distintos e muito interessantes.



Embutidas


As luminárias são embutidas no forro, no piso ou na parede, alinhadas com a superfície. Sempre discretas e modernas, podem ter foco de luz geral ou direcionado, dependendo do tipo de lâmpada utilizado.



Spots


Eles são instalados no teto, piso ou na parede, de maneira sobreposta ou embutida, porém se diferenciam dos outros modelos por sua forma, que possui peças que direcionam as lâmpadas para pontos específicos



Spot direcionados


Considerado uma das etapas mais importantes do design de interiores, o projeto de iluminação ou luminotécnico, requer dedicação e paciência na escolha das peças para que o resultado alie, com maestria, funcionalidade e beleza. Obter esse resultado fica mais fácil com a utilização dos spots. Com a função principal de proporcionar luz direcionada aos ambientes, essas pequenas luminárias também são responsáveis por garantir decorações mais modernas e sofisticadas.




Spots de embutir


Uma das versões mais elegantes, os spots de embutir são instalados no interior de tetos de forro de madeira, de gesso ou de drywall. Como esse modelo proporciona luz sutil e concentrada, ele é comumente encontrado em salas de estar, quartos, banheiros e halls de entrada. Entre os diversos modelos, você pode escolher entre os formatos redondos, quadrados e retangulares, além dos materiais – disponíveis nas versões de metal, de plástico e de vidro. Ah, e muitas peças já possuem lâmpadas inclusas, o que facilita ainda mais o momento da instalação - essas peças são chamadas de Solução LED.




Spots de LED


Já os spots de LED, além de agregar estilo na decoração dos ambientes, são considerados produtos mais sustentáveis por terem ótima durabilidade e consumirem menos energia se comparados à lâmpada incandescente. Disponíveis no modelo móvel, em que é possível direcionar a luz para posições distintas, e na versão fixa, os SPOTS DE LED possuem voltagens 110 V, 220 V e bivolt.




Spots de sobrepor


Geralmente fixados em tetos de alvenaria, os spots de sobrepor podem ser instalados em diversos ambientes da casa, desde cozinhas até salas, banheiros e lavanderias. Esse é um dos modelos dos quais há mais opções de designs e cores, permitindo usar sua criatividade na hora de compor a decoração dos cômodos. E nem precisa gastar muito na hora de iluminar com os




Spots de trilho


Quem deseja um produto versátil deve ficar com os spots de trilho. Como o nome sugere, esse modelo é instalado em trilhos e, por isso, permite a movimentação dos spots, iluminando os móveis e objetos, de acordo com o seu projeto e com necessidade. Além da praticidade, é possível fazer a iluminação com os spots de trilho dos ambientes da sua casa sem estourar o orçamento.







Balizadores


Normalmente ficam no piso, eles servem para delimitar caminhos e passagens de maneira sutil e elegante.







Enfim, existem muitas opções, preços e estilos, esta pronto para escolher os que mais se adaptam ao seu estilo único de ser?😉


Agora, se você deseja ter um projeto luminotécnico adaptado ao seu espaço e feito por uma arquiteta eu posso te ajudar através da realização de uma consultoria de projeto online. Me envia um e-mail no contato@arquidesignonline.com ou através do ícone do whatsApp presente no canto superior do blog.


Conta comigo!.👌


Nos vemos no próximo post!


Jesica Marucci

Arquiteta Urbanista

Especialista em design de interiores

Fundadora do arquidesignonline