Mármore ou granito? Entenda a diferença destes materiais e sua aplicação nos diversos ambientes


O mármore é um material extraído da natureza em jazidas, reservas naturais de imensas montanhas rochosas, onde são encontradas em sua forma natural. Se você esta pensando em utilizar este mineral no seu projeto, saiba que o resultado, desde que bem equilibrado, pode simplesmente te surpreender. O mármore, é um material sofisticado, sua beleza notável pode ser explorada nas suas diversas texturas e tipos, vamos então começar pelo Travertino:


Mármore Travertino


O mármore travertino é uma rocha calcária natural de cor bege, composta de calcita, aragonita e limonita. Ela é facilmente reconhecida pelos pequenos buracos presentes na pedra, que existem por causa da ação da água durante sua formação. Apesar de as mais famosas e utilizadas serem as italianas, existem grandes pedreiras desse tipo de rocha no México, Peru e na Turquia.


Um mármore que é referência de nobreza na arquitetura há milhares de anos, o Travertino é um clássico eterno e atemporal. Na arquitetura contemporânea o Travertino transita

entre vários estilos, do minimalista ao mas elaborado.



Tipos de travertino




Acabamentos


Levigado

Possui aspecto opaco e liso, o que mantém a cor natural do mármore. Pode ser aplicado de diversas formas em ambientes externos e internos.





Polido

Aspeto liso e com pouco brilho


Bruto ou Natural


É a forma como a pedra vem da natureza, ou seja, o mármore é apenas serrado. Seu uso é muito comum em revestimento para paredes por apresentar uma beleza excepcional.





Resinado ou estucado


É feito a partir da aplicação de uma resina na pedra, que ajuda a cobrir os poros existentes na superfície. Esse acabamento pode ser combinado com o tipo levigado ou polido.




Dicas


Essa pedra é mais utilizada com acabamento polido, ou seja, com aspecto brilhoso e liso. Quanto maior for a placa, mais bonito esteticamente será o resultado. Outra dica é preferir pelos acabamentos com bordas retas ou em meia-esquadria.


Porosidade

A principal característica (e uma das mais importantes na hora de optar por essa pedra) é a baixa porosidade.

A porosidade está relacionada a capacidade da pedra em absorver água. O mármore é naturalmente uma pedra porosa, mas o Carrara apresenta uma porosidade menor que os demais tipos de mármore. Isso significa que ele absorve menos líquidos e, com isso, tem também uma chance menor de ficar manchado. Claro que isso não significa que, caso seja usado em superfícies molhadas (como nos tampos da pia), ele não precisará de um tratamento especial – e nem que você poderá deixar essas áreas úmidas por um bom tempo.




Muitas pessoas não sabem, mas existem vários tipos de mármore carrara e a variação se dá, basicamente, pela pureza do branco (quanto mais branco, mais caro ele será) e pela quantidade de veios acinzentados.

Dessa forma, você poderá encontrar mármores mais ou menos manchados, com veios mais ou menos espaçados ou ainda concentrados em determinados pontos, resultado em uma pedra mais ou menos branca.







Os principais tipos são:


Mármore Carrara


Como o próprio nome sugere, é uma pedra característica da cidade italiana, Carrara. É um mármore de fundo branco ou bem claro e com veios cinzas.Também conhecido como; Bianco Carrara.


A pedra, continua a fazer muito sucesso na decoração, comportando-se como um acabamentos de beleza atemporal, já foi amplamente utilizada pelos artistas durante o Renascimento, sendo um exemplo clássico a escultura Davi de Michelangelo.


Apesar de tipicamente italiano, esse mármore é exportado para todos os países, e no Brasil tem ganhado destaque em diversos projetos decorativos, podendo aparecer nos pisos, nas paredes e até em móveis.



Mármore Boticcino


De origem italiana, o mármore Botticino é muito antigo. Seu principal uso é em obras de arte e como piso e revestimento. A cor principal do mármore Botticino é o bege claro, enquanto os veios são marcados por um tom mais escuro da cor. O preço do mármore Botticino pode chegar a R$ 850 o metro quadrado.



Marmore Calacatta Ouro:


Um dos mais caros e sofisticados. Se está pensando em usar o mármore Calacatta Oro na sua casa, se prepare para desembolsar. O preço do metro quadrado do mármore Calacatta Oro gira em torno de R$ 2800. Para reconhecer o verdadeiro mármore Calacatta repare nos veios da pedra. Esse tipo de mármore se caracteriza pelo tom branco de fundo e veios nas cores dourado e cinza.








Granitos


Enquanto o mármore é formato por apenas um mineral, juntamente com calcita, o granito apresenta a mistura de três minerais, conferindo maior dureza e menor porosidade. Além disso, o granito é resistente a riscos e agentes químicos, sendo o material portanto, (mais aconselhável para ser usado em locais como bancadas de cozinha, por exemplo)


Já no acabamento, o mármore possui aparência mais uniforme, enquanto o granito possui cores e pontos mais mesclados, resultado devido a mistura de minerais presentes em sua composição.





Bom, por hoje é isso.


No próximo post quero trazer para vocês o granilite, um material muito usado nos anos 80 em 90 que esta de volta com novas tendencias interessantes e com preços atraentes. Até o próximo post então, com dicas explosivas para facilitar suas escolhas na hora de projetar e decorar seu ambiente.


E ai, este post te ajudou?


O que achou destes acabamentos, qual você usaria no seu ambiente?


Alguma duvida, deixa nos comentários!


Até logo!😉


#marmores #granitos #carrara #travertino #revestimentos #acabamentos #design #luxo #designdeinterioresn #dicasdedecoracao #dicasdearquitetura

© 2023 by arquidesignonline.

Proudly created with Wix.com